sexta-feira, 21 de agosto de 2009

"Viver"


"Pudesse eu viver novamente a minha vida"...
Trataria de cometer, se calhar, os mesmos erros.
Não tentaria ser perfeito, relaxaria mais.
Teria menos pressa e menos medo. Daria valor às coisas que parecem
não ter importância; na verdade, bem poucas coisas levaria a peito.
Seria muito mais extrovertido do que fui.
Só na alegria existe vida... manteria distâncias enormes das pessoas
pessimistas e derrotistas... viajaria mais, contemplaria mais entardeceres...
subiria mais montanhas, atravessaria mais rios. Seria mais ousado: "pois a sorte protege os audases" a ousadia move montanhas...iria a mais lugares onde nunca fui,
beberia mais vinho (a bebida dos deuses) que nos desperta os sentidos,
teria menos problemas reais e muito imaginário... voar!!!
Ser dessas pessoas que vivem despreocupadamente
cada minuto da sua vida; claro que temos momentos de tristesa...
mas, se pudesse voltar a viver, teria os mesmos momentos;
começaria a andar descalço no início da Primavera
e continuaria assim até ao final do Outono!
A vida é feita disso, só de momentos, nunca os percas...
mesmo porque, nada nos garante que estaremos vivos amanhã;
jamais experimentaria os sentimentos de culpa e ódio.
Teria amado mais e teria mais amigos.
Viveria cada dia como se fosse um prémio.
Daria mais voltas á minha rua; contemplaria mais amanheceres
e brincaria muito mais do que brinquei. Teria descoberto mais cedo
que só o prazer nos livra da loucura, tentaria uma coisa nova
todos os dias, se tivesse outra vez uma vida pela frente,
vivela-ia intensamente!!!
VIVAM.
(J.B.)

(texto adaptado)

Sem comentários: