Escrever coisas banais, sem eira nem beira, sem sentido e orientação, sem indicação de tendências politico/religiosas.... escrever, escrever...
domingo, 30 de agosto de 2009
"A roda da vida"
(A RODA DA VIDA)
"A vida é uma peça de teatro que não permite ensaios
por isso, canta, chora, dança e vive intensamente
antes que o pano desça!!!
(J.B.)
A Roda da Vida (sânsc. Bhavachakra), também conhecida com a Roda da Existência, Roda do Devir e do Vir-a-ser, foi criada pela extinta escola Sarvastivada, precursora do buddhismo Mahayana. Este diagrama geralmente é encontrado nas portas de entrada dos monastérios tibetanos. Suas ilustrações representam simbolicamente a os doze elos da existência interdependente, os seis reinos da existência cíclica e os três venenos da mente. Segundo a tradição, a Roda da Vida foi desenhada pela primeira vez na época do Buddha Shakyamuni. Depois de pedir um conselho ao Buddha, o diagrama teria sido desenhado por ordem do rei Bimbisara de Magadha. Ele o enviou ao rei Udayana em retribuição a um manto de jóias preciosas que tinha recebido de presente. O rei Udayana teria atingido uma profunda realização espiritual após estudar este diagrama.
(texto extraído)
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
1 comentário:
Quim,
Sua postagem é linda e me fez lembrar uma canção chamada Roda Viva, de Chico Buarque, um dos melhores compositores do meu Pais:
Tem dias que a gente se sente
Como quem partiu ou morreu
A gente estancou de repente
Ou foi o mundo então que cresceu...
A gente quer ter voz ativa
No nosso destino mandar
Mas eis que chega a roda viva
E carrega o destino prá lá ...
Roda mundo, roda gigante
Roda moinho, roda pião
O tempo rodou num instante
Nas voltas do meu coração...
Abraço
Elayne
Enviar um comentário